
Não poupe água, pela sua saúde! Pode parecer insensato dizer isto sobretudo na altura do Verão mas não me interpretem mal. Não me refiro a gastar água a regar o jardim, a lavar o carro ou a tomar três banhos de imersão por dia. Refiro-me à água que bebemos. Se reflectirmos bem consumimos muitos líquidos durante o dia sob diversas formas: refrigerantes, alimentos, etc. No entanto, apenas uma pequena percentagem desses líquidos é H2O. Não somente a proporção é desajustada como a quantidade é insuficiente. Este é apenas um dos múltiplos aspectos do velho chavão "a água é fonte de vida". Concretizemos.
Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas articulações em 80% das pessoas que sofrem desses males.
A falta de água é o factor número um da causa de fadiga durante o dia.
Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas a fazer dieta.
Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar falhas na memória de curto prazo, problemas de raciocínio e mera dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.
Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de cancro no cólon em 45%, pode diminuir o risco de cancro de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver cancro na bexiga.
Os factos apresentados baseiam-se num estudo efectuado numa universidade norte-americana.
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.