Escultura e matemática

Publicado em artes e letras por seven em 2 jan 2008 12:24 PM | 14 comentários

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

Arte e Ciência são conceitos antagónicos apenas na aparência. Na verdade encontramos qualidades estéticas ímpares em muitas formas de cariz objectivo, rigoroso, geométrico e matemático. A americana Bathsheba Grossman escolheu o bronze para materializar complexas figuras geométricas tridimensionais. Poderia ser uma aula de matemática.

Mais do que o o produto final é interessante o modo como trabalha. Geralmente baseia as suas esculturas num padrão geométrico que se repete e se entrança em zonas circulares. A figura encontrada obedece invariavelmente a regras de simetria rotacional, o que quer dizer que o objecto tridimensional vai repetindo a sua forma à medida que vai rodando ao longo de um eixo de simetria. As variações possíveis são imensas, para não dizer infinitas.

Em padrões muito elaborados esta característica pode verificar-se em mais do que um eixo de rotação. Quanto mais condições de simetria tiver o objecto mais elegante e depurada é a sua forma, aproximando-se da de sólidos geométricos elementares como o cubo, o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro ou o icosaedro. Às vezes as regras são muito simples como, por exemplo, três rotações de 180 graus em cada um dos três eixos coordenados perpendiculares.

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

No meio disto tudo o mais difícil é visualizar mentalmente o objecto e, sobretudo, encontrar um sistema de representação que permita criar um modelo para servir de molde. Os sistemas de moldagem tradicionais não se adequam pura e simplesmente. Assim, o processo de criação começa com a selecção da matriz modular da escultura. Em alguns casos pode ser feito um modelo rudimentar com plasticina, papel ou palitos. Posteriormente esse esquema básico é desenvolvido no computador com o auxílio de um programa de CAD. É uma operação morosa.

A fase seguinte é a passagem do modelo virtual para o objecto físico. Recorre-se a um processo denominado Impressão 3D (3D printing) que pode ser feito de várias maneiras. A mais comum é a construção do modelo por camadas ou fatias, literalmente, num bloco de cera. A partir daqui entramos já nas técnicas convencionais de moldagem e fundição pelo método conhecido como "cera perdida". A peça fica terminada com a oxidação e polimento das superfícies.

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

 Arte Escultura Bronze Geometria Simetria Matematica Solidos Bathsheba Grossman

Link

Faça parte da nossa comunidade. Receba o obvious da melhor forma.
* EMAIL semanal com o melhor da semana ou EMAIL diário.
* Assine o nosso feed de RSS ou twitter.

artigos relacionados

14 comentários

Fantástico... mas estou mais espantado da Dina ainda não ter dito nada... logo ela que é perita em zonas circulares :)

bjr em 2 de janeiro de 2008 às 15h10

Cá para mim ainda está mas é com a cabeça a andar à roda... ;)

seven em 2 de janeiro de 2008 às 15h14

Dizem que ela só se vai abaixo depois da 14a garrafa...

bjr em 2 de janeiro de 2008 às 15h16

Não vai à 13ª porque é supersticiosa...

seven em 2 de janeiro de 2008 às 15h20

Essa Dina é poderosa ;)

Sandra Leite em 2 de janeiro de 2008 às 17h17

Supersticiosa, poderosa... Ai, quando ela recuperar da ressaca estamos feitos ao bife...

seven em 2 de janeiro de 2008 às 17h20

Verdadeira artista, familiarizada -impossível duvidar- com ciências matemáticas. A obra é bela e poderosa!
Já agora, tenho para mim, não há ciência sem arte e o inerente e imprescindível talento (que pode existir apenas em 1%, como sabemos, desde que o tormento seja de 90%). O inverso tb é verdade, só que aqui, a meu ver, esta já pode ser aplicada de modo não consciente (usa-se em arte -não raro- um determinado processo que outra coisa não é senão ciência, só que tal não assume esse estatuto na tolinha do artista; na ciência, a arte é conscientemente posta ao seu serviço em toda a metodologia aplicada para...). O talento, esse é tb condição sem a qual não!

CJGil em 3 de janeiro de 2008 às 03h49

Bjr, já me apelidaram de muita coisa, mas "pêra pequenita" foste o primeiro :S

Sim sr!, então vocês aproveitam a minha ausência para me fazer a folha...que falta de chá!

A vossa sorte é ter acordado há 20 minutos. Tenho apenas 300000000000000000000000 de neurónios a funcionar e, portanto, não estou no meu melhor, senão estavam fritos.

Quanto ao artigo, volto à carga mais tarde. A primeira frase do dito até me está a causar urticária às meninges, apre!

Dina em 3 de janeiro de 2008 às 12h27

Gostei muito.
Obrigado Seven por partilhares estas maravilhas com a comunidade.

Bom Ano para toda a equipe fantástica OBVIOUS

João Manuel em 3 de janeiro de 2008 às 12h35

É um prazer ter-te de volta, Dina. E, aparentemente, sóbria...

seven em 3 de janeiro de 2008 às 14h31

Gil, discordo ligeiramente. O processo artístico é menos premeditado e mais intuitivo do que o método científico, mais controlado. Mas concordo que em ambos é preciso talento.
Há também os casos que fogem à regra, como o de Einstein, que concebeu a sua Teoria da Relatividade de um modo... ortodoxo.

seven em 3 de janeiro de 2008 às 14h42

fabuloso

Miguel em 3 de janeiro de 2008 às 20h39

... e continuamos a todo o momento, aqui no obvious, à espera que a D. Dina volte à carga... Fiquem atentos ;)

seven em 3 de janeiro de 2008 às 20h50

Ainda a propósito de escultura:


ESCULPIR – O QUE SE ADULA; O QUE SE DESPREZA


O que fica do acto é importante, por vezes genial, mas… e o que se retirou? Então o que se expediu não terá a mesma importância ou, no mínimo, um valor não despiciendo?
Existiria (é a minha opinião, é lícito existirem outras) nobreza também no acto de guardar, em recipiente próprio (um para cada secção da Obra), o exacto material retirado à pedra. Pois, se não tivesse saído naquelas precisas quantidades, as secções não seriam as mesmas; a Obra seria outra.

- Espera lá, espera lá!
- Quem és tu, e espero lá, onde?
- Quem eu sou, não vem agora ao caso; quanto ao espera lá, é espera lá aí.
- Porquê?
- Então, isso das estátuas… e se for, por exemplo, uma estátua da senhora ministra da Educação ou do senhor ministro da Saúde?... Também se guardam os restos em recipientezinhos?
- O meu caro amigo acha que os indivíduos que evoca, e cujos nomes me recuso a pronunciar, são dignos do escopro do escultor?

CJGil em 12 de janeiro de 2008 às 22h42

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.







 
(obrigatório, não será mostrado no site)


Inagaki PHP Scripts site statistics